domingo, 30 de março de 2008

OS 10 MANDAMENTOS DA QUALIDADE TOTAL


É necessário adotar novos valores, atitudes e introduzir uma nova cultura na sua empresa, o que só será possível utilizando os Dez mandamentos da Qualidade Total.
1. TOTAL SATISFAÇÃO DOS CLIENTES:
A empresa precisa prever as necessidades e superar expectativas do cliente. A gestão pela qualidade assegura a satisfação de todos os que fazem parte dos diversos processos da empresa: clientes externos e internos, diretos e indiretos, parceiros e empregados.
2. GERÊNCIA PARTICIPATIVA:
É preciso criar a cultura da participação e passar as informações necessárias aos empregados. A participação fortalece decisões, mobiliza forças e gera o compromisso de todos com os resultados. Ou seja: responsabilidade. O principal objetivo é conseguir o "efeito sinergia", onde o todo é maior que a soma das partes.
3. CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS:
A adoção de novos valores é um processo lento e gradual que deve levar em conta a cultura existente na organização. Os novos princípios devem ser repetidos e reforçados, estimulados em sua prática, até que a mudança desejada se torne irreversível. É preciso persistência e continuidade.
4. APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO:
O avanço tecnológico, a renovação dos costumes e do comportamento levam a mudanças rápidas nas reais necessidades dos clientes. Acompanhar e até mesmo antecipar as mudanças que ocorrem na sociedade (com o contínuo aperfeiçoamento) é uma forma de garantir mercado e descobrir novas oportunidades de negócios. Além disso, não se pode ignorar a crescente organização da sociedade civil, que vem conquistando novas leis e regulamentos para a garantia dos produtos e serviços melhores.
5. DESENVOLVIMENTO DE RH:
É possível ter o máximo controle sobre os empregados, determinar normas rígidas, supervisionar, fiscalizar. Mas nada será tão eficaz quanto o espírito de colaboração e a iniciativa daqueles que acreditam no trabalho.
6. DELEGAÇÃO:
O melhor controle é aquele que resulta da responsabilidade atribuída a cada um. Só com os três atributos divinos - onipresença, onisciência e onipotência - seria fácil ao empresário desempenhar a mais importante missão dentro da organização: relacionar-se diretamente com todos os clientes, em todas as situações. A saída é delegar competência.
7. GARANTIA DA QUALIDADE:
A base da garantia da qualidade está no planejamento e na sistematização (formalização) de processos. Esta formalização estrutura-se na documentação escrita, que deve ser de fácil acesso, permitindo identificar o caminho percorrido.
8. NÃO-ACEITAÇÃO DE ERROS:
O padrão de desempenho desejável na empresa deve ser o de "Zero Defeito". Este princípio deve ser incorporado à maneira de pensar de empregados e dirigentes, na busca da perfeição em suas atividades.
9. GERÊNCIA DE PROCESSOS:
A gerência de processos, aliada ao conceito de cadeia cliente-fornecedor, faz cair às barreiras entre as áreas da empresa, elimina feudos e promove integração. A partir do cliente externo, os processos se comunicam: o anterior é o fornecedor, o seguinte, cliente.
10. DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES:
A implantação da Qualidade Total tem como pré-requisito transparência no fluxo de informações dentro da empresa. Todos devem entender qual é o negócio, a missão, os grandes propósitos e os planos empresariais.

Fonte da Internet: Apostilas da Qualidade

sábado, 29 de março de 2008

Faça downloads do Youtube e assista no computador quando quiser!


1- O primeiro passo neste processo é identificar qual vídeo você quer baixar. Se você é uma daquelas pessoas viciadas no YouTube, deve ter uma lista com todos os seus links favoritos, Escolha um.
(*)
2- Depois de selecionar o link do vídeo, copie o endereço. Se o vídeo está aberto no seu navegador, vá até a barra de endereços e marque a URL completa, incluindoo http:///..
Use o comando Crtl+C para esta operação.
(*)
3- Feito isso, acesse o link: Coloque em favoritos se quiser.
http://keepvid.com/
(*)
4- Cole o endereço (Crtl+V) no campo indicado. No menu ao lado, selecione YouTube e, logo em seguida, clique em download. Veja que a lista de sites que oferecem vídeos online é grande e este tutorial serve para todos os serviços.
(*)
5- BAIXAR o RealPlayer 11 Build 6.0.14.738 no link: (Só para asistir os vídeos)
http://baixaki.ig.com.br/download/RealPlayer-11-0-3.htm
Esse é gratuito ou entre no site http://baixaki.ig.com.br/ e faça o download, instale e pronto.

(*)Dicas atualizadas na postagem do dia 31 de Agosto de 2008 neste mesmo blog.

BOA SORTE!

sexta-feira, 28 de março de 2008

7 Erros de Comportamento nos Ambientes Corporativos!


OS SETE ERROS Os erros de comportamento são vários e seria até difícil quantificá-los. Mas existem alguns mais recorrentes:

1. Escutar música sem fone, e ainda em volume alto:
A menos que você trabalhe em um ambiente muito criativo, ou mesmo numa empresa que venda material para a prática de esportes radicais, nunca escute música sem fones de ouvidos. Em algumas empresas mais tradicionais, não é permitido sequer ouvir música usando fones.

2. Utilizar o telefone para assuntos pessoais e ainda falar alto, atrapalhando as pessoas à volta:
O telefone é uma ferramenta de trabalho, que pode ser utilizada de forma pessoal - no entanto, este uso deve respeitar a ética profissional, mesmo porque ninguém precisa saber sobre a sua vida.

3. Utilizar linguajar impróprio para o ambiente de trabalho:
Cada um dá notícia de sua natureza por seus atos e formas de se expressar. Respondo essa questão com outra pergunta: será que alguém que se utiliza de gírias e palavrões passa uma imagem de pessoa serena, educada, compenetrada e comprometida ou de alguém relapso, sem critérios e até imaturo?

4. Fazer comentários de mau gosto sobre os colegas ou subordinados:
Comentários de mau gosto sobre os colegas, independente da posição que ocupam na empresa, não deveriam ocorrer nunca. É preciso ter em mente que todos os que trabalham naquele ambiente estão lá para desempenhar um papel profissional, e qualquer coisa que saia desse escopo deve ser evitada.

5. Abusar do poder:
O poder do seu cargo existe para preencher os propósitos da empresa. Se você os utiliza para outros fins, demonstra que não está preparado para liderar e muito menos para desenvolver pessoas.

6. Não cuidar do ambiente comum:
Uma boa dica com relação ao espaço é deixá-lo como você gostaria de encontrá-lo, não deixando rastros de sujeira e desordem em ambientes de uso coletivo. Devemos procurar desenvolver uma sensibilidade no sentido de observar a nós mesmos e o impacto que nosso comportamento pode ter sobre os outros.

7. Não separar pessoal de profissional:
Mais uma demonstração de imaturidade e o conseqüente despreparo para vivenciar o ambiente corporativo. Damos notícia de nossa natureza com nossas atitudes e pela forma como nos comunicamos. Alguém que age dessa forma, sem ter discernimento do que é pessoal e do que é profissional, demonstra que não merece estar onde está.

Fonte: Carreira e Suceso.

domingo, 16 de março de 2008

Foco e Metas!


Tenha foco e crie metas claras:
O líder que oferece uma causa é absolutamente centrado nela, apesar de não deixar as tarefas do dia-a-dia de lado. Tenha foco em suas ações ou correrá o risco de se perder pelo caminho. Ter uma meta é um passo importante, mas saber estabelecer o percurso para alcançá-la é o que caracteriza o líder campeão. Depois de definir suas metas, anote-as na agenda, fixe-as em sua mesa de trabalho, peça a opinião de amigos e, principalmente, lembre-se: o compromisso mais importante é com você mesmo!
Fonte: Empregos.com

quinta-feira, 13 de março de 2008

O que é certificação ISO 9000?


Essa ISO(International Standard Organization) é uma organização internacional normatizadora de atividades técnicas e existem normas que cobrem as mais diversas atividades da área de tecnologia. A norma ISO 9000 se refere a regulamentação de sistemas da qualidade de forma a permitir a existência de um modelo de gestão capaz de garantir a uniformidade do produto e que o índice de qualidade desejado seja alcançado em toda a produção, cobrindo todas as etapas dos processos e, principalmente, envolvendo todos os meios físicos e recursos humanos comprometidos com a qualidade do produto final, desde o projeto até a entrega do produto ao cliente.
Essa certificação é mais implementada hoje em organizações de serviços do que em fábricas.

A norma ISO 9000 é composta por 20 requisitos:
1 - Responsabilidade da administração
2 - Sistema da qualidade
3 - Análise crítica de contrato
4 - Controle de projeto
5 - Controle de documentos e dados
6 - Aquisição
7 - Controle de produto fornecido pelo cliente
8 - Identificação da rastreabilidade do produto
9 - Controle de processo
10 - Inspeção e ensaios
11 - Controle de equipamentos de inspeção, medição e ensaio
12 - Situação de inspeções e ensaios
13 - Controle de produto não conforme
14 - Ação corretiva e preventiva
15 - Manuseio, armazenagem, embalagem, preservação e entrega
16 - Controle de registros da qualidade
17 - Auditoria interna da qualidade
18 - Treinamento
19 - Serviços assóciados
20 - Técnicas estatísticas.

Conforme a própria norma admite, alguns requisitos não necessariamente são aplicados a todos os sistemas da qualidade, podendo ser neceáário adaptar através da adição ou eliminação de certos requisitos para atender situações contratuais especificas.

domingo, 2 de março de 2008

Empatia e Lealdade existe no trabalho!


A capacidade de se colocar no lugar dos outros e compreender seus problemas, compartilhar suas alegrias ou se sensibilizar com suas dificuldades inspira confiança. A empatia faz de você uma pessoa receptiva, com quem as outras sentem que podem contar. Não se trata de resolver os problemas delas, mas simplesmente de mostrar que você se importa com elas.
Cumprir promessas, honrar os compromissos e colocar uma causa coletiva acima das pessoais são algumas das formas de como se pode demonstrar lealdade, que anda de mãos dadas com a confiabilidade. Uma pessoa leal tem um comportamento geralmente previsível e confiável.
Trabalhando dessa forma, na medida em que você incorporar estas atitudes e inspirar cada vez mais confiança, as pessoas efetivamente confiarão em você dentro do trabalho ou fora dele.
E você o que acha?
Autora: Leila Navarro - Palestrante.