sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Formando a imagem de um "profissional de sucesso".

Existem muitos profissionais tecnicamente competentes, mas que são incapazes de construir ou divulgar uma boa imagem pessoal no seu trabalho. Para mudar a imagem deste tipo de profissional, é necessário acrescentar conhecimentos específicos e uma boa dose de marketing pessoal.

O mundo atual é feito de mercados altamente competitivos e com mudanças constantes. Devido a este quadro, sempre é necessário, para qualquer profissional que preze pelo seu futuro, aparecer e estar presente na “vitrine” da vida profissional. A imagem de um profissional bem qualificado e que está preparado para enfrentar qualquer desafio, geralmente é formada por quatro pilares que podem se destacados abaixo:

1) Aparência;
2) Comportamento;
3) Comunicação;
4) Apresentação de Resultados.

Alguns dos pontos citados podem comunicar a idéia de competência, de responsabilidade e também pode demonstrar o seu comprometimento em atingir as metas estabelecidas pela empresa. Se eles não forem bem trabalhados, o efeito geralmente é o contrário, simplesmente distorcendo a maneira como você é vista pelas outras pessoas dentro e fora da empresa em que trabalha.
Então, o que fazer?

A Aparência
- Uma roupa espalhafatosa, ou mesmo casual demais, pode comunicar a idéia de que o sujeito é desleixado, desorganizado, inconseqüente ou rebelde. Mas vale pecar pelo excesso de sobriedade do que pela falta dela.
- Um acessório inadequado pode transmitir a idéia que o sujeito está na profissão errada.

O Comportamento
- Atraso crônico no término de trabalhos, reuniões, cumprimento de compromissos pode ter uma boa justificativa, mas, transmite forte idéia de descaso ou incapacidade de cumprir prazos.
- Manter a mesa abarrotada de papéis, ter sempre o ambiente desorganizado transmitem idéia de falta de controle. Da mesma forma, os excessos de objetos pessoais podem atrapalhar na hora de construir uma imagem de comprometimento.
- Resista à tentação de expor seus problemas pessoais no trabalho, além de dar margem a fofocas, você tira o foco das pessoas dos resultados que obteve.

A Comunicação
- Excessiva comunicação social, envio de e-mails não-profissionais dá a impressão de que o indivíduo não é firme no trabalho ou está com tempo de sobra.
- Fazer algum tipo de confusão no modo de se comunicar, transmite a idéia de amadorismo ou desconhecimento do assunto discutido.
- Crie um “círculo de apoio” composto de pessoas bem qualificadas e que tenham opiniões fortemente sustentadas.
- A dificuldade de diálogo ou hesitação na hora de relacionar-se com os colegas demonstram falta de espírito de liderança e limita suas opções de crescimento.

A Apresentação de Resultados
- Se o relatório contém erros - lá se vai à imagem de valor que ele deveria ter e com ela vai também a credibilidade dos dados contidos nele.
- Explicações muito longas na hora de apresentar indicam que a proposta não se sustenta sozinha. Seja objetivo e incisivo, explicando apenas quando for necessário.
- Não confunda apresentação com demonstração. A apresentação é o que você faz depois de ter reunido todas as informações de que precisa com o cliente potencial.

Fique Ligado!
Preste atenção em como você está sendo visto em seu emprego ou seu negócio e assuma o controle da sua imagem de forma proveitosa.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Dicas valiosas para ter o seu currículo na Internet

Antes de começar a cadastrar seus dados nos sites disponíveis na Internet, cuidado! Existem inúmeros aproveitadores com promessas de vagas e oportunidades que irão deixar você de cabelo em pé. “Os vigaristas estão à solta, e eles são bons com o que fazem”, e é claro que entre esses existem muitas empresas confiáveis e pessoas honestas trabalhando.

Disponibilizar vagas e oportunidades na Internet já é uma febre e devido à facilidade encontrada, você deve e têm que procurar empresas conhecidas, indicadas por seus amigos ou pedir opiniões e orientações aos blogueiros que ficam de plantão 24h .

Como exemplo, eu já fui contatado por várias empresas, principalmente do Interior e da Capital de São Paulo, com oportunidades maravilhosas e que geralmente vêm com algumas lacunas, brechas e que se você não for muito experto e oportuno, vai perder grana e tempo precioso naquela “história de pescador”.

Algumas dicas para não cair nessas armadilhas de “conto de fadas”:
- Oportunidades que, só você preenche todos os requisitos é conversa que não engana mais a mais a ninguém. Existem algumas centenas de pessoas com os mesmos objetivos e necessidades que você, inclusive com o mesmo perfil.
- Você tem que se deslocar para uma outra cidade, e a empresa que está oferecendo a vaga avisa que ela só estará disponível até o dia seguinte ou no máximo 24h após a conversa com você. Não embarque nessa! Empresa nenhuma quer um profissional sem conhecê-lo antes e saber se você preenche todos os requisitos.
- Empresas que já oferece o seu emprego “garantido”. Pede para você se dirigir a filial mais próxima e todas as despesas são por sua conta, inclusive tem que pagar pela oportunidade de exclusividade da vaga, testes e dicas para melhorar seu currículo antecipadamente. Não pague nada a ninguém, pois, não foi você quem procurou aquele (a) agenciador (a).
- Empresas que pedem maiores informações sobre o seu currículo, para o preenchimento da vaga que tem todo o seu perfil. Quando você liga para a empresa, verifica que precisa fazer um contrato temporário ou preencher alguns relatórios on-line, com o pagamento de alguma quantia. Peça para eles enviarem por escrito ou por e-mail que a vaga é 100% garantida. Aí é só esperar deitado, porque sentado vai cansar.

Sites confiáveis e gratuitos:
Basta fazer uma pequena busca na Internet para encontrar diversas empresas oferecendo oportunidades e vagas gratuitas de empregos. No entanto, para não ser pego de surpresa no fim do mês, verifique se são gratuitos e por quanto tempo será o serviço não pago. Algumas oferecem um período limitado de 7 ou 10 dias de graça, mas passam a cobrar logo após o prazo. Se com tudo isso, você está certo que a empresa é honesta e vai desembolsar alguma espécie, antes, não custa nada conferir nos órgãos de defesa do consumidor daquela cidade, se há reclamações.

Minhas indicações de sites:
www.curriculum.com.br
www.vagas.com.br
www.catho.com.br

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Currículo Profissional: Saia na frente da concorrência

Tenho observado muitos erros que os candidatos estão cometendo ao enviar o seu currículo. Então, seguem algumas dicas para que você ganhe ou atribua mais pontos na primeira avaliação.

1- Documentos: Não é necessário colocar o RG ou CPF.
2- Cursos: Não é necessário colocar os cursos ou treinamentos que não serão aproveitados pela função solicitada.
3- Filiação: Não tem necessidade a não ser que seja solicitado.
4- Pretensão Salarial: Só coloque se for solicitado.
5- Referências: É melhor ter uma pequena lista de pelo menos cinco amigos de trabalho. Não coloque no CV se não for solicitado, leve sempre com você.
6- Descrições: Muito cuidado com o preciosismo e os enchimentos de lingüiça. Seja breve e direto.
7- Assinatura: Não tem necessidade.
8- Português: Verifique mais de uma vez e também peça ajuda a outra pessoa, observe se o documento não contém erros gramaticais, de concordância ou de acentuação.
9- Objetivos: Têm que ser claro e convincente. Não coloque outros objetivos se a vaga não é adequada.
10- O Mais Importante: Não vale a pena mentir, pois, em algum momento você será descoberto. Ressalte os seus pontos fortes. Seja verdadeiro. Existem várias maneiras de saber se o que foi colocado no currículo é verdadeiro ou não.

Lembre-se: Mantenha seu currículo sempre atualizado, principalmente se ele estiver disponível em algum site da internet, você estará com um passo a frente da concorrência.

Boa Sorte!