segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A ordem é aprender sempre...

Por Eugenio Mussak.

Conversei com um presidente de empresa que gosta de se envolver com os processos seletivos de seus executivos. Quando lhe perguntei o que ele valorizava nos candidatos, ele me respondeu sem titubear: "São duas as variáveis: capacidade de entregar resultado e vontade de aprender permanentemente".

Campeão de assertividade esse presidente. Ele sabe que a empresa vive de resultados, mas está interessado em resultados sustentáveis e crescentes, e isso só se consegue com gente que está evoluindo sempre. Por isso, o desejo genuíno de aprender passou a ser uma qualidade desejada no mundo corporativo.

Em função de visões como esta é que as empresas estão virando escolas. Mas há uma diferença entre elas e a faculdade que você acabou de cursar. Lá havia um professor, alguém especializado em ensinar, que compartilhava com você a responsabilidade por sua formação. Na empresa essa responsabilidade está muito mais colocada sobre seus ombros.

Se as empresas apreciam quem quer aprender, têm especial predileção por quem não espera que alguém venha ensinar. Aprender é seu ofício. Nesse sentido, a curiosidade, a inquietação intelectual, a busca do conhecimento passaram a ser as características apreciadas, pelo menos nas empresas bem geridas.

Considerando o que disse o presidente, temos duas variáveis, portanto são quatro as possibilidades.
Vejamos:
- Quem tem baixo desempenho e grande vontade de aprender é um potencial - a empresa investe.
- Quem tem bom desempenho, mas perdeu a vontade de aprender está acomodado - a empresa se preocupa.
- Quem tem desempenho alto e grande vontade aprender é um talento - a empresa reconhece e quer reter.
- E quem tem baixas essas duas variáveis não tem mais espaço - a empresa elimina.

Esta é uma planilha muito útil, especialmente para os líderes de equipes, mas também para quem está construindo uma carreira e não que vacilar. Perceba que no mundo dos recursos humanos, ser um talento não significa ter uma habilidade especial, um dom artístico ou uma inteligência superior. Ser um talento significa ser possuidor da combinação entre o desempenho e o desejo de aprender e evoluir. Ser um talento, portanto, é uma questão de vontade.

Todas as nossas atividades diárias dependem de disciplina. Ela é uma qualidade extremamente importante e que nos permite desenvolver outras qualidades. Quando não somos disciplinados acabamos tendo problemas.

As pessoas disciplinadas são mais produtivas e mais confiáveis. Analise o seu grau de disciplina: como você lida com compromissos, horários, responsabilidades e desenvolvimento pessoal?

Planeje uma pequena tarefa para um certa hora do dia:

- Discipline o seu tempo.
- Planeje uma tarefa para a parte da manhã e outra para a parte da tarde.
- A tarefa não deve levar mais que 15 minutos.
- Aguarde a hora determinada para a tarefa.
- Quando a hora determinada chegar , inicie a tarefa.
- Mantenha o planejamento por pelo menos 2 semanas.
- Planeje uma tarefa e siga à risca seu horário;
- Evite agir por impulsos.
- Monitore seu progresso;
No final do tempo alocado, mantenha um registro das realizações obtidas ao longo do tempo. Se você conseguir tempo de sobra, preencha-o com outras pequenas tarefas, faça anotações, planeje outras tarefas, etc.

Use a auto-disciplina para lidar com o gerenciamento do tempo:

O gerenciamento do tempo pode se tornar uma tarefa complicada. Quando você não tem controle sobre si mesmo, como pode controlar seu tempo? Comece se controlando através da auto-disciplina com o estabelecimento de tarefas.

Dicas:

Associce um hábito novo com um velho:
- Se você bebe café, associe a primeira xícara com a hora ou momento para detalhar e priorizar suas tarefas.
- Verifique o andamento e progresso das atividades:

Use um calendário no seu banheiro, em uma planilha no seu computador ou mesmo sobre a mesa do café da manhã:
- Verifique e dê baixa nos dias em que você conseguiu fazer todas as atividades programadas.

Se você falhou na rotina, comece de novo!

Fontes: Eugenio Mussak e Studygs.net

Nenhum comentário: