domingo, 20 de fevereiro de 2011

Análise de currículos - veja os erros mais comuns e o que deve ser evitado.

Veja algumas das principais mudanças e dicas feitas pelos especialistas na área:

• Informações sobre religião e vida familiar são desnecessárias.
- Segundo especialistas, é desnecessário informar sobre hábitos, religião, se tem filhos e quantos são. Estes assuntos devem ser reservados para as entrevistas e apenas se o candidato for questionado sobre isso.

• Descreva as atividades realizadas em cargos gerenciais.
- primeiramente o candidato deve especificar claramente o objetivo profissional, podendo colocar o cargo pretendido ou apenas a área em que deseja atuar (gerente comercial ou área comercial, por exemplo).

• No campo "informática", especifique os softwares que você domina.
- No campo Informática, o candidato deve listar os softwares e sistemas operacionais que possui conhecimento. Exemplo: Word, Excel, etc.

• Informe período, cargo e atividade exercida nas três últimas empresas.
- Se o candidato pretende se candidatar a cargos gerenciais é importante citar, no campo de experiência profissional, o nome da empresa, seu segmento e porte. "Além do cargo, o candidato deve descrever um resumo das principais atividades que executava nas empresas em que atuou. Faça isso, de preferência, em tópicos para facilitar a leitura do recrutador".

• Evite usar siglas e denominações técnicas em suas experiências.
- "O objetivo em si deve ter grande destaque no currículo, não só para facilitar o trabalho dos recrutadores e selecionadores, mas principalmente para fornecer a possibilidade de uma rápida identificação do perfil profissional oferecido no currículo".

• Candidato deve ter alguns cuidados ao utilizar foto no currículo.
- O cargo exige algo relacionado à aparência? A foto é de rosto, de boa qualidade, com bom foco e luminosidade? A pessoa está com boa aparência nessa foto? Ela está vestida de acordo com a roupa que ela terá que usar no dia a dia no trabalho pretendido? Se a resposta for sim para todas as perguntas, a foto deve ser colocada.

• Informe suas experiências e atividades já realizadas.
- "Uma boa forma de dar esta certeza ao selecionador é descrever as experiências já realizadas, de que maneira foram realizadas, em quais empresas e quais os bons resultados oferecidos para as organizações. A descrição de experiências dá ao selecionador mais materialidade e tangibilidade sobre o que a candidata pode fazer".

• Descreva atividades voluntárias e acadêmicas como experiência.
- Quando o candidato não possui experiências profissionais, pode relatar trabalhos voluntários, trabalhos freelancer (principalmente dentro da área de interesse) ou atividades acadêmicas que forneceram suas primeiras experiências de trabalho em equipe ou atividade desenvolvida em algum tipo de organização. "Deve-se descrever o que fez nestes tipos de atividade".

• Nunca deixe de preencher o objetivo profissional.
- O candidato nunca deve deixar de colocar a vaga ou a área para a qual pretende se candidatar. O objetivo profissional serve para auxiliar o selecionador a identificar rapidamente qual o perfil de cargo pretendido pelo candidato.

• Deixe clara a área para a qual pretende se candidatar.
- O objetivo profissional deve auxiliar o selecionador a identificar rapidamente qual o perfil de cargo pretendido pelo candidato. Portanto, é necessário informar uma função ou pelo menos a área desejada. Uma das coisas que os que os selecionadores mais observam são candidatos que se autodenominam proativos, dinâmicos, com facilidade de trabalho em equipe. Os diferenciais do candidato devem ser expressos por meio de suas principais realizações e resultados em seu histórico profissional.

• Elabore currículo com aparência simples.
- Os especialistas sugerem que o candidato deve excluir as informações colocadas na coluna ao lado esquerdo e manter os dados do candidato em tópicos, um após o outro, na seguinte ordem: dados pessoais; objetivo profissional; formação; resumo das principais qualificações; experiência e informações complementares (cursos).

• Evite colocar mais de um cargo no objetivo.
- "Quanto ao objetivo, é importante evitar apontar para mais de um cargo ou área ao mesmo tempo. No máximo três, desde que realmente estejam de acordo com o perfil do candidato. É interessante manter um padrão, evitando misturar cargos e áreas".

• Seja mais específico
- É preciso dizer o tempo de trabalho que teve em sua experiência profissional (relatando ainda as atividades exercidas); dizer em que horário cursa a faculdade (para informar ao recrutador sua disponibilidade para o trabalho) e especificar os programas de tecnologia que conhece. Na formação complementar, os especialistas chamam a atenção para um detalhe: "Os cursos devem ser colocados do mais atual para os anteriores, e basta colocar título, instituição e data de realização".

# Outros importantes #

• Guarde as informações para a sua entrevista.
• Não coloque pretensão salarial, se não for solicitado.
• Cursos complementares têm de ter carga horária.
• O endereço é um item obrigatório.
• Indique o período que permaneceu nas empresas (meses, anos).
• Fonte Arial, no corpo 11, é o padrão.
• O currículo não pode ser muito longo, principalmente para quem está iniciando a carreira profissional.
• Não coloque referências, se não for solicitado.
• Estagiário precisa dizer o ano e o horário do curso.
• O currículo não precisa de autoavaliação.
• Não é preciso explicar por que saiu do último emprego.
• Profissional experiente tem de resumir carreira, no máximo em duas páginas.
• Jovem precisa focar interesse profissional.
• Inexperiente pode elencar o que aprende na faculdade.
• Estrutura de tópicos facilita o trabalho do selecionador.
• Blog pode estar no currículo se não houver informação muito informal.
• O currículo é breve, mas não pode faltar informação.
• O currículo pode ter somente as 4 últimas experiências.

Fonte: UOL Empregos

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Demissão - uma das decisões mais desagradáveis a serem tomadas.

Então, como fazer de maneira correta?

Na hora de demitir, não tente provar que estava certo nem tente justificar a sua atitude. Não censure ninguém, apenas seja o mais profissional possível, sem ressentimentos.

Embora seja tentador demitir em uma sexta-feira, ao término do expediente, saiba que este é o pior momento para se dar este tipo de notícia. Notificar o funcionário logo no início da semana, na parte da manhã, lhe dará tempo para colocar suas coisas em ordem, fazer as perguntas cabíveis e se despedir dos colegas - ele não precisa esperar o dia seguinte ou todo o final de semana.

Além disso, se você agir assim o funcionário não se sentirá explorado. Ele sabe que você já tomou esta decisão há algum tempo e dar este tipo de notícia no final do expediente pode parecer que você o está sugando ao máximo antes de comunicar sua decisão de demiti-lo.

Sempre que demitir alguém, certifique-se de dispor de todas as informações necessárias sobre auxílio-desemprego, pagamento de férias não usufruídas etc.

Se você estiver conversando com o funcionário sobre seu desempenho e relatando os motivos de sua demissão, não é necessário falar sobre cada infração cometida, que resultou na decisão de demiti-lo. Deixe o funcionário falar como se sente a respeito da demissão, mas não se sinta na obrigação de apresentar argumentos. Se possível, tenha esta conversa na sala dele ou em um lugar neutro, de modo que você posa se retirar se o funcionário tornar-se inconveniente ou insistir em negociar sua decisão.

Ao término da conversa, você deve expressar seu desejo de que ele encontre um novo emprego, para o qual esteja mais bem preparado. Não deixe nenhuma dúvida de que o está demitindo. Alguns líderes ficam tão preocupados em não se mostrar severos demais ao demitir alguém que a pessoa sequer percebe que está sendo demitida. Seja firme em sua decisão, mas seja também polido.

Veja abaixo algumas dicas de especialistas para o processo de demissão.

# Cara a cara #
- A maneira mais adequada para demitir alguém é pessoalmente. Telefonemas, telegramas, e-mails ou cartas servem apenas para complicar mais a situação, uma vez que e mais difícil esclarecer as dúvidas. Se a decisão foi tomada, chame o profissional em uma sala separada e inicie a conversa sem ser agressivo.

# Motivos #
- Seja claro com o profissional e diga os reais motivos da demissão. Não adianta colocar panos quentes dizendo que ele e um ótimo colaborador, mas que a empresa não precisa mais dele. Em algum momento ele deu bons resultados para a instituição, atendeu as expectativas e merece ser informado do seu bom desempenho, mas também deve saber o motivo pelo qual esta sendo demitido.

# Processo #
- Explique quais serão as etapas do processo de desligamento. Algumas pessoas na instituição tem cada vez mais lidado com informações confidenciais e importantes. Ao encerrar o processo de prestação de serviços, a empresa deve bloquear o acesso desse profissional a tais informações. Mas e importante comunicá-lo sobre o cancelamento do e-mail e outros.

Além disso, ele também deve saber que um outro funcionário irá acompanhá-lo durante a retirada de seus pertences na empresa, devolução de materiais e entrega de informações pendentes.

# Dúvidas #
- Escute o profissional e responda os questionamentos dele. Todos os pontos devem ficar esclarecidos, para que ele não saia da empresa com alguma dúvida.

# Cautela #
- Todo empregado ou ex-empregado conhece mais profissionais na área, clientes e futuros consumidores. O fato de ser desligado de maneira inadequada pode se tornar um multiplicador negativo para a sua empresa. Procure trabalhar o sentimento de perda ou raiva desse profissional. Isso fará com que ele fique calmo e não fale mal da instituição!

# Auxilio #
- Uma maneira de mostrar ao profissional que a demissão não e algo pessoal, ou que a instituição não guardará nenhum tipo de rancor é oferecer uma carta de referência. Também se coloque a disposição para receber telefonemas com pedidos de referência de outras empresas. Indicar onde ele poderá buscar ajuda profissional para se recolocar no mercado também e uma maneira de ajudar.

Quando o responsável pelo processo demissional orienta, escuta, acolhe, sabe ouvir, aconselha, orienta a carreira e respeita o profissional que esta sendo desligado da empresa, além de tornar o ato mais fácil e ético, deixa a situação menos dolorosa.
Além disso, evita o marketing negativo da empresa.

Quando possível, uma maneira decente de demitir um funcionário é ir fazendo isso aos poucos, como a história do gato que subiu no telhado. Primeiro, avisá-lo de que ele não está bem. Dar a ele um prazo para melhorar e combinar os objetivos que devem ser atingidos. Aí, alertá-lo de que o desempenho dele não melhorou e que ele estará tendo uma última chance. E finalmente, comunicar a decisão, com base em tudo o que já foi falado e repetido.

Demitir alguém que não esperava por isso, pode ou não, ser uma angústia para quem demite. Mas sempre será um desrespeito para com quem é demitido.

Fontes: Carreira & Sucesso, Profissão e Mestre, Max Gehringer.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Querendo saber qual tipo de TV é a melhor, antes precisa conhecer as diferenças entre PLASMA, LCD e LED.

Com tantas marcas de TV que inundam o mercado, é difícil tomar a decisão certa ao comprar a sua televisão desejada. Com o mercado disponibilizando cada vez mais Tvs de LED, fica cada vez mais difícil decidir em qual TV devemos investir. Não precisamos dizer o quanto vale a pena ter uma TV de alta tecnologia em casa: é diversão na certa! Digamos que a grande diferença existe entre as TVs de plasma e de LCD, e a LED aparece aí como a mais “nova geração” da LCD.

TV-LED

O processo de transmissão das TVs de LED funciona praticamente como a de uma TV de LCD só que a tecnologia é um pouco diferente, ou seja, ao invés daquela luz branca no backlight, nas TVs de LED você tem um conjuntos de LEDs com as cores primárias (vermelho, azul e verde) e faz com que o trabalho de filtragem de luz do cristal líquido seja muito melhor realizado, conseguindo cores mais puras e com uma gama muito maior. Essa tecnologia também faz com que a luz seja exatamente igual durante todo seu tempo de uso e não ocorra perda de brilho ou alteração de cor, independentemente de ter uma luz acesa ou não.

Vantagens:
As telas das TVs de LED são muito mais brilhantes, com o contraste muito melhor e as cores muito mais vivas quando comparadas ao modelo das de LCD, ou seja, têm uma imagem muito melhor, pois são feitas com diodos em emissores de luz (LED). Essas TVs também podem ser bem mais finas do que as outras (já existem com apenas 3 cm de espessura).

Os televisores de LED também atendem às normas Energy Star, pois possuem um nível baixíssimo de consumo de energia de até 40% menor do que as TVs de LCD do mesmo tamanho. O que é muito bom pro nosso bolso.

TV-LCD

A TV de LCD funciona com a base sendo de um material de cristal líquido, que transmite uma imagem mais translúcida ou opaca dependendo da corrente elétrica aplicada sobre ele. Cada ponto na tela é formado por três células lacradas cheias desse material e cada célula corresponde a uma cor primária de luz (verde, vermelha e azul). Uma lâmpada que gera luz branca é instalada atrás da tela e ilumina as células tornando a imagem visível. As cores são formadas dessa forma e assim combinam múltiplas intensidades de cada uma das cores primárias.

Vantagens:
As TVs de LCD já são mais indicadas pra salas iluminadas, isso significa que você pode assistir ao seu programa com uma janela atrás da sua TV que você não verá nenhum reflexo na imagem, diferente da de plasma. Também são indicadas pra quem vai ligar o PC nela ou jogar aqueles games mais parados, como os de antigamente, pois imagens estáticas costumavam manchar as TVs de plasma mais antigas. Você também pode encontrar LCDs disponíveis em tamanhos menores, o que é difícil encontrar nos modelos de plasma.

TV-PLASMA

Nas Tvs de plasma a tela opera com células cheias de gás nobre, assim como o neônio ou xenônio, que sofre uma descarga elétrica e se transforma em plasma. Esse processo todo libera fóton (luz) e se colidem com uma camada de fósforo na frente dessas células que as fazem brilhar. Cada ponto de imagem é composto por 3 células e cada uma delas coberta com fósforo de cor diferente (verde, vermelho e azul).

A combinação dessas 3 cores diferentes em intensidades variadas gera os tons necessários para produzir a imagem. E pelo simples fato de cada célula produzir sua própria luz, não existe a necessidade de nenhuma luz pra iluminar nossa tela.

Vantagens:
As tvs de plasma são mais indicadas pra ambientes escuros devido à fidelidade de cores e maior contraste, o que é muito bom pra quem gosta de cinema, pois oferecem cores mais vivas e não depende de luz pra que isso ocorra, ou seja, elas têm uma qualidade de imagem muito boa.

Também são muito boas pra quem gosta de assistir esportes e games mais modernos, pois elas oferecem o que é chamado de “resolução dinâmica”, que nos proporciona melhor qualidade em cenas de movimento. Além disso, as TVs de plasma são super indicadas pra ambientes amplos, pois são muito mais fáceis e mais baratas de serem produzidas em tamanhos maiores. Não é a toa que observamos por aí um montão de TV de plamas gigantes nas vitrines da lojas.

Vale a pena ressaltar que existem componentes que podem ser muito úteis, independentemente de qual TV você compre como aparelhos de Blu Ray na hora de assistir um filme, cabo HDMI, que dá uma grande ajuda na qualidade da imagem, um Home Theater pra assistir aquele show e etc. São várias as opções pra você ficar muito feliz com a sua escolha, o importante é que você realmente saiba o que necessário e importante pra você ficar satisfeito.

Hoje, uma TV de plasma dura praticamente o mesma tempo que uma de LCD, chegando à 60.000 horas de uso ou mais, o que dá aproximadamente 15 anos de uso regular. Os modelos LED possuem uma vida útil maior que as demais e não utilizam mercúrio em sua composição.

Vale a pena comprar uma TV Full HD?

- Tudo vai depender do propósito de utilização de sua TV. Comprar uma TV Full HD nem sempre é a melhor opção, a menos que você esteja disposto a gastar um pouco mais ou pensando em entrar na era do Blu-ray.
- Porém, de forma alguma, deixar de comprar um produto sem suporte para Full HD é jogar dinheiro fora. Afinal, de que vale ter um produto mais caro em mãos se na realidade você não poderá desfrutar de sua qualidade máxima.

Fontes: Yaperoya.com e Baixaki.com.br

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

IRPF 2011 - Organize-se e receba a restituição mais cedo.

Contribuinte precisa separar tempo para reunir dados importantes.
Para especialista, ideal é entregar declaração já no início do prazo.

Entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) no início do prazo dado pela Receita Federal traz vantagens para o bolso: quanto mais cedo o contribuinte acerta as contas com o Fisco, mais rapidamente recebe o dinheiro da restituição.

Uma boa alternativa é separar todos os documentos e informações necessárias para estar com tudo pronto já no dia 1º de março, quando tem início o prazo para fazer a declaração.

# Reúna comprovantes #
Uma regra que dá trabalho é a obrigatoriedade que o contribuinte tem de informar o CPF ou CNPJ de todos os beneficiários de doações ou pagamentos, como aluguel, médico, psicólogo, engenheiro, arquiteto e demais profissionais liberais mesmo que as despesas não sejam dedutíveis do IR.

Caso não tenha anotado todos os números, é necessário ligar para cada um dos serviços utilizados em 2010 para pedir os dados.

“Se eu pago aluguel, tenho que informar o que paguei, a quem paguei. Porque se ele [locador] declarar e eu não, vou ter que pagar a multa. E a multa é 20% do valor não declarado, e isso pode ser muito”, aconselha o consultor do Cenofisco, Jorge Lobão. “O mesmo para engenheiro, advogado, arquiteto”.

# Dicas #
Veja algumas dicas que podem facilitar a organização dos dados para agilizar a entrega da declaração:

1 - Comece antes:
Aproveite a última semana antes do início do prazo da Receita (que começa em 1º de março) para juntar todos os documentos necessários para a declaração; separe os informes de rendimento, o recibo do IR do ano passado, escritura de imóveis vendidos e outros comprovantes.

Além disso, verifique se todos os seus dependentes têm o CPFs em situação regular; caso algum não o documento, procure uma das agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios para fazer a emissão.

2 - Organize as despesas:
Vá atrás dos gastos que você fez em 2010; ligue para os prestadores de serviço que você contratou e anote todos os CNPJ e/ou CPFs; localize também, se necessário, carnês do INSS de empregados domésticos, de faculdade e doações realizadas durante o ano.

3 - ‘Pasta do Leão’:
O ideal é juntar todos os papéis referentes ao IR em uma pasta ou caixa. “A gente orienta para fazer um envelope e nele colocar todos os documentos que vão servir de base para o preenchimento da declaração”, diz Lobão.

Além de reunir os papéis para o IRPF 2011, separe outra para guardar aos poucos os documentos para declaração do ano que vem. Evite trabalho em 2012.

4 - Faça cópias:
Anexe ao recibo cópias de tudo o que você colocar na declaração como dedutível. Dentro do prazo de cinco anos, a Receita pode pedir os documentos para comprovação.

5 - Escolha um dia calmo:
Quando tiver todos os documentos em mãos, consulte o calendário e escolha o dia menos movimentado para fazer a declaração; tentar conciliar outras atividades pode resultar em erros.

6) Cheque a declaração:
No programa da Receita, há a opção de verificação da declaração. O sistema vai então informar se ficou faltando incluir um número de CPF, CNPJ etc.

“Faça essa varredura, que é fundamental. [A falta de alguns dados] não impede de enviar a declaração, mas eles vão processar primeiro as que estão completas, sem problema nenhum”, aconselha o consultor do Cenofisco.

Fonte: G1