sexta-feira, 13 de maio de 2011

Emoção no e-mail de despedida "pega mal", dizem especialistas.

Mensagem de saída da empresa deve ser curta e objetiva.
Veja cinco erros e cinco acertos nesse tipo de comunicado.

Especialistas em carreira e psicologia do trabalho dizem que é melhor dispensar frases emotivas e mesmo piadas nessa hora. E, principalmente, evitar críticas, lamentos e ironia. A melhor receita é a mensagem curta e objetiva.

“O ideal é ser breve, avisar que está fechando um ciclo na organização, agradecer e deixar os contatos. Mas o que acontece é que as pessoas se prolongam e deixam o texto muito constrangedor”, afirma a psicóloga e diretora do Instituto de Psicologia Organizacional, Ana Maria Freitas. "Crenças religiosas, pensamentos e poesias são coisas íntimas que você só compartilha com pessoas íntimas", diz José Augusto Minarelli, presidente da Lens&Minarelli, empresa de consultoria em carreiras.

No caso de demissão, é preciso ter ainda mais cuidado com as palavras. “E-mail dizendo 'apesar da surpresa', 'se Deus quiser', 'vou guardar no coração' dão uma dupla interpretação, entende-se que [a pessoa] foi vítima. Quem não sabe o que aconteceu pode imaginar coisas que não tenham nada a ver”, diz Fernando Montero da Costa, diretor da Human Brasil, empresa de gestão de pessoas.

Escrever a despedida "no calor das emoções", diz Ana Maria, é um dos caminhos para tornar o texto embaraçoso. “Se a pessoa está muito emotiva, é melhor esperar e fazer isso em outro momento”, orienta. Outra dica da psicóloga para evitar um mal entendido é pedir para um colega ler o e-mail antes de enviá-lo.

Para José Augusto Minarelli, da Lens&Minarelli, o funcionário demitido pode dizer no e-mail que está em busca de um novo emprego e pedir ajuda ou alguma indicação. “É interessante dar a pista do que você vai buscar, porque as pessoas podem não saber. Mas, se você não se sente à vontade com isso, não precisa colocar”, afirma.

“O objetivo é deixar a porta aberta para a continuidade do relacionamento fora da empresa”, diz Izabel de Almeida, diretora-executiva da Ricardo Xavier Recursos Humanos. Mesmo magoado, orienta ela, é fundamental sair de forma elegante. Para isso, deve-se evitar hipocrisia, fugir de ser engraçado ou de usar ironias. “Por causa de uma mensagem, a pessoa pode até virar chacota”, adverte.

Vale citar o nome do novo empregador?

Se a pessoa sai porque aceitou um novo trabalho, pode até contar isso no e-mail, mas é melhor não citar o nome do novo empregador, dizem os especialistas. "Para enviar a mensagem de despedida, ela ainda está usando o e-mail da antiga organização. Então, seria imperdoável", diz Izabel. Costa, da Human Brasil, aconselha citar a ida para outra empresa apenas "se for uma saída amigável", mas também não recomenda revelar nomes. "Quando estiver na nova empresa, a pessoa volta a entrar em contato. Isso é mais elegante”, ensina.

Além de informar a saída e os contatos pessoais, Ana Maria indica que também podem ser adicionadas no e-mail orientações de quem as pessoas devem procurar na sua falta. “O ideal é colocar quem vai ficar responsável por aquela área dentro da empresa, quem é o chefe imediato da área, porque às vezes as pessoas não sabem”, explica. Minarelli diz que também é interessante solicitar que se dê à pessoa que ficará no seu lugar a mesma atenção dada a você. "Isso é bem elegante dizer, bem profissional.”

E-mail geral, não.

De acordo com os especialistas, não é necessário enviar o e-mail de despedida para todos os funcionários da empresa. “Só mande às áreas com que se relacionava. Se precisar falar com outra pessoa depois, ligue”, afirma Costa. “Tem que fazer um filtro com quem você mantém contato profissional e pensar ‘que pessoa a minha saída vai afetar?”, diz a psicóloga Ana Maria.

A abrangência também depende do nível e da atividade do profissional. “Ao gestor é importante comunicar todas as áreas que tinham relacionamento com ele, mas não toda a empresa”, acrescenta Izabel. Para alguns colegas mais "especiais" a pessoa pode enviar uma mensagem direcionada, recomenda Minarelli.

O profissional que lida com clientes externos também deve comunicar a eles a sua saída, dizem os especialistas. “Quando se trata de um patrimônio que não é da pessoa, tem que ser combinado com a empresa o que fazer, cada uma tem sua política... Mas tem que conversar para ver quem vai cuidar do cliente na sua falta”, explica Ana Maria. “É fundamental que os clientes sejam avisados, de forma elegante e profissional”, afirma Izabel.

Para Costa, empresa e ex-funcionário têm papéis distintos na comunicação. "É melhor fazer contato depois da saída. A responsabilidade pela manutenção do cliente é da empresa." Se a pessoa saiu para outra corporação, diz ele, deve fazer contato com os antigos clientes quando estiver reacomodada. "E quem saiu sem ter nada em vista pode esperar um tempo para conseguir a recolocação e então retomar contato. É mais confortável."

Redes sociais

Há quem tenha cautela no e-mail de despedida, mas fale mal do antigo emprego ou de ex-colegas nas redes sociais, que costumam ser consultadas por empresas durante processos de seleção. “Mesmo no Facebook as pessoas do trabalho já estão se conectando, então é melhor ficar atento a tudo que você publica”, alerta Ana Maria.

Para Izabel, é positivo comentar no Twitter e no Facebook que está saindo da empresa e dizer que busca outra oportunidade, mas sem esquecer a ética. “Nunca fale mal da empresa. É preciso pensar na sua imagem sendo refletida ali”, lembra ela. Para Minarelli, as redes sociais são muito úteis quando usadas com inteligência e elegância. “O que é ser inteligente e elegante? É dizer que está procurando um emprego e gostaria de ser ajudado. É preciso ajudar nossos amigos a nos ajudarem”, explica.

Fonte: G1